Sobre o Autor e o Blog

Quando eu era estudante de graduação, tive interesse em estudar a religião pela ótica da psicologia. Naquele tempo, e ainda hoje, não havia espaço (ou mesmo respeito) para o estudo da religião. Apesar disso, iniciei essa busca lendo autores como Joseph Campbell e Mircea Eliade. Por meio deles, tive os primeiros vislumbres da obra de Jung. Posteriormente, na graduação, tive uma disciplina onde efetivamente iniciei o caminho dos estudos junguianos.

Durante muitos anos, dediquei-me ao estudo da teoria e da clínica junguiana, o que me levou a criar, em 2010, o blog ‘Jung no Espírito Santo’. Contudo, a temática da psicologia e religião, religiosidade e espiritualidade sempre esteve presente, direta ou indiretamente. Afinal, no cotidiano do consultório, muitos pacientes trazem suas vivências com a religião e a espiritualidade.

Em 2025, a temática ganhou maior relevância tanto na rotina clínica quanto em meus aprofundamentos teóricos. Considerando este panorama, percebi a oportunidade de dedicar um espaço específico a este campo, resultando na criação do blog “Diálogo Psique e Fé”

Por que “Diálogo Psique e Fé”? Não poderia ser “Diálogo Psique e Religião”? Sim, poderia. Este é um espaço dedicado à discussão de temas e reflexões no campo da Psicologia da Religião, em interface com áreas como Teologia e Ciências da Religião. Evitei o uso do termo “religião” pensando na compreensão contemporânea de seus diferentes níveis: religião (associada à instituição religiosa), religiosidade (vivência do sagrado mediada pelas categorias coletivas da religião) e espiritualidade (vivência imediata do sagrado). Todos esses termos seriam apropriados.

E a Fé? O termo “fé” tem sua origem no latim “fides”, que significa fidelidade, confiança ou lealdade. A fé é uma expressão pessoal que, frequentemente, sustenta a pertença a uma instituição religiosa. Ela possibilita a busca e o encontro do sagrado, mediado ou não pelas categorias religiosas. A fé está intimamente relacionada à experiência religiosa e à construção do vínculo simbólico com o transcendente.

Assim, o ‘Diálogo Psique e Fé’ busca aproximar, com sensibilidade, a psicologia da experiência religiosa. O projeto considera o campo da psicologia da religião e a clínica, propondo acolher e compreender, sem distinção, as vivências pessoais dos pacientes que nos chegam de diferentes matrizes religiosas.”

Sobre o Autor

Sobre o autor.

Eu sou Fabrício Moraes, psicólogo clínico junguiano, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2003. Sou especialista em Teoria e Prática Junguiana (UVA), Psicologia Clínica e da Família (SABERES) e Acupuntura Clássica Chinesa (IBEPA/FAISP). Possuo formação em Hipnose Ericksoniana (Instituto Milton Erickson/ES).

Estudo a Psicologia Analítica desde o ano 2000. Atuo com mais de 20 anos de experiência em prática Clínica Junguiana e fui professor de ensino superior e pós-graduação. Sou idealizador e coordenador do Blog “Jung no Espírito Santo” (http://www.psicologiaanalitica.com). Meus campos de interesse incluem o estudo das religiões, mitologia e Psicossomática.

Sou diretor do CEPAES – Centro de Psicologia Analítica do ES (www.cepaes.com.br), onde atendo adolescentes, adultos e idosos. Coordeno grupos e cursos na área da psicologia analítica.